Início > Uncategorized > LIBERTANDO-SE (PARTE I)

LIBERTANDO-SE (PARTE I)

O propósito principal deste texto é tentar persuadir os revolucionários de mudar os locais da luta anticapitalista, escolhendo novos campos de batalha. Eu identifico três locais estratégicos de luta, bairros, locais de trabalho e associações, o qual eu acredito não só nos permitirá derrotar os capitalistas mas também construir uma nova sociedade nesse processo.

      A vantagem de mudar o campo de batalha para estes três locais estratégicos é a adopção de uma estratégia ofensiva, não somente defensiva. Quer dizer, não apenas reagir àquilo que não gostamos e queremos destruir, não apenas resistindo ao que eles estão fazendo connosco, mais efectivo que apenas a defesa é também partir para o ataque utilizando nossa criatividade e novas formas sociais. O que significa começar a tomar a iniciativa de construir a vida queremos, lutar para defender a vida, e defender nossas concepções sociais dos ataques da classe dominante. Pensamos que as pessoas estarão muito mais dispostas a lutar por algo assim, que simplesmente afrontar a classe dominante em outros locais, que parecem frequentemente distantes das suas vidas quotidianas. Mas é bom que tenhamos a clareza de que isto nos envolverá em lutas terríveis. Nunca poderemos estabelecer uma livre-associação em qualquer destes locais sem confrontar directamente com o poder da classe dominante.

      Ao listar todas as estratégias que fracassaram não tivemos por intenção denegrir os esforços revolucionários das gerações passadas. Resistir e derrotar capitalismo foram um projecto histórico de extensão enorme; revolucionários perderam suas vidas em estratégias que eles consideraram melhores na ocasião.  Estamos simplesmente tentando ponderar e reflectir por onde passamos, o que já tentamos, para onde deveríamos ir agora e o que nós deveríamos estar tentando fazer. Não reivindicamos que a estratégia que esboçamos aqui seja o fim de tudo ou tudo. Trata-se de uma proposta, uma avaliação, uma reflexão daquilo que achamos que nos levará à vitória. Mas sou apenas uma pessoa. Elaborando uma nova estratégia anticapitalista, coisa que obviamente é uma tarefa para milhões.

Enxerto da obra  “Libertando-se”

Continua……

# libertário

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: