Início > Estratégias, Guerra, NEOLIBERALISMO > Obama Ganhou o Prémio Nobel da Paz

Obama Ganhou o Prémio Nobel da Paz

93533_cyborg_barack_obama_25331

 

 

09.10.2009 – 13h47

Foi uma notícia que me deixou radiante. Porque é justa, porque é inesperada e é sob todos os aspectos excelente. Felicito o júri do Nobel pela sua coragem e lucidez. Realmente, ninguém tem mais condições para ganhar o Prémio Nobel da Paz do que Barack Obama. Porque é um homem da paz. Porque é um humanista. Porque é um homem de grande lucidez e inteligência política. Percebeu como ninguém que o mundo tem de mudar. Da mesma maneira que ele está a mudar a América, está a mudar a postura dos Estados Unidos no mundo. Com ele, a América aceitou o multilateralismo. Está a falar com a China, com a Rússia, com o Brasil, com o mundo árabe, com os africanos, com a América Latina e, obviamente, com a Europa. Para pôr em marcha uma cultura de paz e para poder transformar um mundo em guerra e pleno de conflitos de vária ordem num mundo dialogante, que perceba que a única possibilidade de fazer mudar as coisas é fazer a paz. Por isso acho que foi a melhor escolha possível. Obama merece-o como mereceram Mandela e tantos outros que se bateram a favor da paz. 

Público

Não estou de acordo com a afirmação, mas Mário Soares sabe que alguns de nós sabemos que estes prémios obedecem a estratégias que estão para além do domínio comum. Nem nos vão explicar! E que há uns Saramagos da nossa “praça” e do Mundo Global vêm nos dizer umas banalidades cheias de Fé e Esperança, como se fossemos um bando de atrasados mentais.

Comparar Obama com Mandela é ofensivo e é preciso não esquecer que Sarcozy foi indigitado para o mesmo prrémio na altura das candidaturas.

 

Como dira Saramago no seu melhor: “Perdoai-lhes Senhor que eles não sabem o que fazem”!

Aos Senhores da Guerra. Amén

 

Isabel Bilros

 

Mário Soares: “Foi a melhor escolha possível”

Anúncios
  1. 10 Outubro, 2009 às 11:11 am

    Mas ainda há gente que liga ao que diz o Márinho do marfim?

    Todos sabemos que esta coisa do Nobel (nomeadamente o da “paz”) é de uma hipocrisia a roçar a estupidez. Se até o Kissinger o recebeu, estamos falados em relação aos critérios.

    Entretanto Homens (sim, com H grande) como Gandhi e outros nem sequer nomeados foram, talvez com receio que os mesmos sujassem as passadeiras do palácio.

    # Ferroadas

  2. Marcia MachadoPereira
    14 Outubro, 2009 às 5:34 am

    Gostaria, apenas de dizer como estou me sentindo , pois se Obama é realmente um homen de paz, então porque ainda seus soldados estao no Iraque, e por que ainda não assinou o Protocolo de Kyoto. Eu acho que a paz deve fazer parte de nossas vidas, assim como o ar que respiramos, e a familia que temos. Soldados e civis morrendo por uma causa que não é deles. Enquanto ele Obama recebe o premio, a atmosfera está em coma por falta de ar.

  3. 18 Março, 2010 às 7:48 pm

    Deus que me livre voce ganhou o premio nobel da paz

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: